ATENÇÃO!
A versão seu navegador é insegura!
Este Site, usa recursos avançados de programação, que seu navegador, por ser muito antigo, não consegue processar corretamente.
Para uma melhor experiência, e segurança, siga as recomendações abaixo.
Por favor, atualize seu navegador, ou instale as versões a seguir:
Google Chrome (recomendado) |
Firefox |
Internet Explorer 10 ou 11
Clique Aqui, e veja porque é importante manter seu navegador sempre atualizado
A Sarcopenia é uma condição definida através da perda de massa. É comumente associada ao envelhecimento, porém ela pode ser o resultado de outras doenças que não se manifestam exclusivamente em idosos.
A Sarcopenia é caracterizada pela redução da força e da massa muscular do indivíduo, o que pode comprometer o desempenho físico deste. Esta condição ocorre geralmente, mas não exclusivamente, em idosos. Na população com 65 anos ou mais, se considera que aproximadamente 25% das pessoas apresentam sarcopenia; já na população com 80 anos ou mais, esse numero sobe para 60%.
A Sarcopenia precede a fragilidade, a qual esta associada as quedas, pois pessoas frágeis tem um risco maior de queda. A queda, principalmente em idosos, é extremamente prejudicial, visto que ao se fraturar o quadril, estas causam dor e imobilidade. Aproximadamente de 10 a 20% dos idosos que sofrem fratura de quadril nunca mais serão independentes. Cerca de um quarto dos idosos que fraturam o quadril, não sobrevivem ao ano seguinte e a incapacidade funcional pode alcançar entre 40 a 60%.
Estudos nos mostram de que programas de treinamentos físicos, de no mínimo 2 vezes por semana, por um período de 16 semanas já apresentam um aumento na Densidade Mineral Óssea (DMO).
Um outro estudo feito no Reino Unido em 2020, mostrou que uma grande maioria de professores que administrava treino para pessoas com sarcopenia, não o fazia de maneira individualizada e direcionada, ou seja, eram treinos aleatórios e generalistas, e assim sendo o aluno não atingia na grande maioria das vezes o objetivo.
Esses estudos nos mostram de que além de praticar atividade física, o programa de treino deve ser focado e idealizado para o objetivo, para a rotina e para as capacidades do aluno em questão.