ATENÇÃO!
A versão seu navegador é insegura!
Este Site, usa recursos avançados de programação, que seu navegador, por ser muito antigo, não consegue processar corretamente.
Para uma melhor experiência, e segurança, siga as recomendações abaixo.
Por favor, atualize seu navegador, ou instale as versões a seguir:
Google Chrome (recomendado) |
Firefox |
Internet Explorer 10 ou 11
Clique Aqui, e veja porque é importante manter seu navegador sempre atualizado
Na área da educação física, muito se discute sobre qual seria o melhor tipo de exercício (aeróbico, resistido, etc) para este ou aquele grupo de pessoas. E no que tange a Diabete Tipo 1 não é diferente, assim sendo em 2019, um estudo de Reddy e colaboradores, escolheu 10 adultos (Idade Média de 33 anos, e diabéticos a mais ou menos 18 anos) com Diabetes Tipo I e separou eles em 3 grupos: um que fez treinamento aeróbico (esteira a 60% do VO2Max); outro que fez musculação (entre 8 a 12 repetições com carga entre 60 a 80% de 1RM) e um grupo controle. O estudo durou 3 semanas, com as sessões de treino durando cerca de 45 minutos.
O grupo de estudo trouxe como resultado de que o grupo 1 (treinamento aeróbico) teve em 60% do tempo, a sua glicemia controlada; o grupo controle teve a sua glicemia controlada em 56% do tempo. Isso se deve a de que a Diabetes Tipo 1, é mais comum de ser adquirida na adolescência, e assim sendo as pessoas participantes do estudo já tinham um certo controle sobre a doença. E finalmente, o grupo que fez exercício resistido (musculação) passaram com a glicemia controlada durante 70% do tempo, o que dá uma diferença significativa para os outros dois grupos.
A importância desse estudo esta em que a pessoa com Diabetes Tipo 1, deve fazer exercício físico sim, independente da modalidade. Agora é inegavel de que se for optar por um só modelo de treino, este deve ser o exercício resistido/musculação.